Fiat 500 1.4 16v Sport 100cv
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Fiat 500 1.4 16v Sport 100cv
Esta é a versão mais desportiva que, por enquanto, se pode adquirir do novo Fiat 500: motor 1.4 de 16 válvulas a gasolina, com 100 cavalos e nível de equipamento… Sport!
Este "pack" de equipamento conta com bancos desportivos, "spoiler" traseiro, revestimentos internos em tecido exclusivo, terminal de escape cromado e guarnições cromadas nas longarinas das portas. Nesta unidade, as jantes em liga de 15 polegadas foram substituídas por outras de 16 polegadas (300 E - e os pneus passaram de 185/55 para 195/45), incrementando o “look” desportivo deste 500. O ar condicionado manual, o volante desportivo revestido a pele e o sistema Blue&Me são de série.
A posição de condução continua algo elevada, como já a conhecíamos, e nem esta versão mais desportiva modifica essa postura ao volante. Apesar disso, vai-se bem sentado, não tão bem como num Mini, mas idêntico a um Twingo. Os comandos são bons de utilizar e o trato é aprazível, mas o acelerador podia ter menos atraso na resposta (algo que não se sente no Renault), mesmo quando temos o botão "sport" ligado, que torna a resposta dos 100cv mais rápida ao movimento do pé direito.
A direcção não é das mais informativas que conhecemos e, nesta versão Sport, podia ser mais comunicativa, mas serve para as pretensões do pequeno 500. O ESP (de série) nunca se desliga, mas permite-nos "anular" o controlo de tracção e retirar um pouco mais de prazer de condução. Com esta ajuda desligada, o 500 é mais veloz a curvar e utiliza bem a borracha que traz montada. A tendência natural é sempre subviradora, mas isso não retira eficácia ao pequeno 500.
Muitas vezes, a roda interior dianteira gira mais rápido do que a progressão, algo pouco comum quando se está perante um carro que não desliga o ESP. O comportamento está longe de ser emotivo, mas a eficácia está lá e o 500 é capaz de surpreender na forma rápida como vai deixando as curvas para trás. O que acaba por ficar mais na memória é a sonoridade grossa e rouca do 1.4, mas os 100 cv deixam uma impressão apenas mediana nas prestações e só são convincentes para lá das 4000 rpm.
É acima dessa fasquia que temos que colocar o taquímetro se quisermos andamentos que façam jus a esta versão Sport. Mas está claro que o que mais importa no Fiat 500 é o seu estilo e o revivalismo que inspira quem o vê, em perfeita sintonia, entre o melhor do seu passado e os produtos actuais. Esta versão aqui presente é apenas um exemplo de como poderá conjugar as quinze decorações interiores, as nove jantes e os 19 "stickers" que completam um total de cerca 500 000 variantes possíveis de se ter num Fiat 500. Mesmo que não compre um, é impossível não o achar engraçado!
Fonte: AutoHoje
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